Você sabia que acupuntura não tem contra-indicação?
- Prof. Wander Pimenta

- 30 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Muitas pessoas não sabem, mas o tratamento com acupuntura não possui contra-indicação alguma. Em fase nenhuma da vida ou para qualquer alteração da saúde ou doença. De recém nascidos à idosos, de problemas agudos a crônicos, de leves estados alterados a doenças graves.
Absolutamente tudo é passível de tratamento com a técnica da Medicina Chinesa.
O que é importante salientar é que alguns estímulos e regiões corporais ou pontos com ações específicas dever ser evitados por razões também específicas que qualquer profissional capacitado saberá quando fazê-lo.
Por exemplo: algumas pessoas acreditam que acupuntura não pode ser realizada em grávidas. Isso é um grande equívoco, já que comprovações científicas apresentam alívios nos enjoos, nas dores nas costas, tonturas entre outros sintomas conhecidos no estado gravídico. O que é contra-indicado é o estímulo de alguns pontos que podem ser abortivos. Ou seja, a técnica em sí não é contra- indicada.
Outro exemplo é o câncer. Acupuntura é muito bem recomendada para pacientes que estão em tratamento contra câncer já que alivia os efeitos colaterais da quimioterapia além de minimizar a ansiedade numa situação em que é fundamental que se tenha controle emocional. O que se deve evitar são estímulos nos tecidos cancerosos ou ainda pontos em que haja o estímulo do metabolismo quando este deve ser evitado.
Outra dúvida comum é sobre recém nascidos. As famosas cólicas abdominais dos recém nascidos apresentam uma resposta fabulosa e extremamente rápida com estímulo dos pontos de acupuntura e que não precisam ser feitos com agulha.
Em outras palavras, acupuntura é uma técnica de tratamento indicada para qualquer situação ou qualquer idade que envolva a saúde física e emocional e tem uma atuação excepcional tanto sob a ótica terapêutica quanto preventiva.



Comentários